Noção de método
Método é a realização de uma atividade utilizando um caminho próprio pode ser sobre qualquer atividade tanto intelectual como braçal assim pode ser pensado como mecanismo para compreender o real.
A ciência moderna tem como método experimental e rigoroso tendo quatro etapas a observação. A hipótese, a experimentação e a generalização, por ser experimentais possuem a penas um objeto de pesquisa.
Na filosofia também se fala de método, porém filosofia não é ciência mais também não é senso comum, pois lida com vários objetos por isso à dificuldade de estabelecer métodos próprios. Para Mario Sérgio Cortella a filosofia tem diversos papeis mais sempre busca o senso comum, Mas para Dermeval Saviani ela busca a reflexão sobre os problemas da realidade , problema para ele é algo que não se sabe para ele a filosofia segue três características Radical onde vai ate a raiz do problema , Rigorosa vede seguir os métodos criticamente e De Conjunto onde o problema não pode ser examinado superficialmente.
O método filosófico deve ser entendido como artificio da razão para compreender o real de maneira radical, rigorosa e de conjunto.
Nicola Abbagnano dá a filosofia duas dimensões de método a equivalente investigação ou doutrina, quando surge a ciência experimental essas dimensões passam a ser vistas como divisão de um conceito, porém os procedimentos não podem deixar de se contaminar por alguma doutrina, antes de serem separadas essas dimensões o método era o conjunto da mesma.
Por tanto quando se tenta separar a filosofia e o método filosófico acaba acontecendo um desacordo, já na ciência experimental se pode falar em método sem falar em doutrina, já na filosofia não se pode fazer o mesmo.
Já no método socrático não se separa do inatismo, a dialética platônica não se pode separar do idealismo, o silogismo não se separa do realismo.
O método filosófico é fruto da reflexão radical, rigorosa e de conjunto, Como são doutrinas filosóficas inseparáveis adotam