Novos Topicos Na Historia Da Educacao Infatil No Brasil
Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia – MG
Pedagogia - Professora Cláudia Augusta Goulart
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II
Novos TÓPICOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
No período dos governos militares pós-1964, as políticas adotadas em nível federal, por intermédio de órgãos como
Departamento Nacional da Criança. a Legião Brasileira de Assistência e a Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor - Funabem, continuaram a divulgar a idéia de creche e mesmo de pré-escola como equipamentos sociais de assistência à criança carente.
Prevalecia uma política de ajuda governamental às entidades filantrópicas c assistenciais ou de incentivo a iniciativas comunitárias, por meio de programas emergenciais de massa, de baixo custo, desenvolvidos por pessoal leigo, voluntário, com envolvimento de mães que cuidavam de turmas de mais de cem crianças pré-escolares. Um exemplo é o Plano de Assistência ao Pré-Escolar, proposto em 1967 pelo Departamento Nacional da Criança sob a influência do Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência - Unicef, organismo internacional de assistência no campo da saúde e nutrição que passava a atuar também na área de educação infantil.
Muitas entidades, influenciadas pelo tecnicismo que se infiltrou na área de serviço social, esboçaram urna orientação mais técnica para seu trabalho com as crianças, incluindo preocupações com aspectos da educação formal
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e étodos.São Paulo. Cortez, 2005
A ênfase passou a ser dada a um trabalho de cunho" educativo sistematizado" (aqui entendido como "escolar") nos parques infantis e escolas maternais. A idéia de compensar carências de ordem orgânica ampliou-se para a compensação de carências de ordem cultural, como garantia de diminuição do fracasso escolar no ensino obrigatório.
Novas mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho, ocorridas