Nova Guerra Fria
GABRIELA XAVIER
LUIS CLÁUDIO DE BARROS PEREIRA
MARCIA TAKAKI
SHIRLENE R. VIEIRA
estratégias de ensino
PRESIDENTE VENCESLAU
2014
GABRIELA XAVIER
LUIS CLÁUDIO DE BARROS PEREIRA
MARCIA TAKAKI
SHIRLENE R. VIEIRA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Trabalho desenvolvido em forma de Resumo, à disciplina de Fundamentos e Práticas do Ensino de História no Ensino Médio, por solicitação da Professora Luzinete Ferreira, na Graduação de História, da Faculdade de Presidente Venceslau, União Nacionais das Instituições de Ensino Superior Privadas.
PRESIDENTE VENCESLAU
2014
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Tema: Atualidades
Assunto: Guerra Fria
Tempo Estimado: 3 aulas
Série: 3º Ano EM
Recursos Utilizados: Aula expositiva dialogada, estudo do texto dirigido, mapa conceitual e vídeos.
Recursos Instrucionais Utilizados: Livro Didático, Mapa Cartográfico e Sala de informática.
Objetivo: O aluno deverá saber conceituar a Guerra Fria e contextualizar os atuais conflitos ocorridos na Ucrânia e contemporizar os blocos beligerantes, a saber, capitalistas e socialistas.
Assuntos Abordados: Primeira e Segunda Guerra Mundiais, Guerra Fria e Conhecimentos Gerais.
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália; mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva contra o acordo, a Itália não entrou em guerra). Estas alianças reorganizaram-se (a Itália lutou pelos Aliados) e expandiram-se em mais nações que entraram na guerra. Em última análise, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados em uma das