Notas estnográficas sobre desigualdade educacional brasileira

458 palavras 2 páginas
RESUMO: NOTAS ESTNOGRÁFICAS SOBRE DESIGUALDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA

O artigo traz uma análise das práticas pedagógicas, as desigualdades educacionais e o clima escolar de duas escolas (uma pública e uma privada) de ensino fundamental. As escolas foram estudadas de forma comparativa para compreender a construção das desigualdades educacionais em um espaço geográfico e de relações sociais, considerando a interdependência entre os fatores intra e extra escolares necessários para a construção de uma escola de boa qualidade.

A maioria das crianças brasileiras está matriculada na rede pública (82%), enquanto apenas 17,4% frequentam o ensino privado, mas essa minoria é bem significativa quando são analisamos os dados relativos à entrada desses alunos ao ensino superiores público brasileiro, pode-se notar a existência de uma unificação do sistema, a segmentação e diferenciação interna do ensino brasileiro.

O clima da escola é de suma importância para que os alunos sejam direcionados a um bom relacionamento coletivo, produtivo e prazeroso, mas o que se se constata na escola pública pesquisada é uma atmosfera impessoal, institucionalizada contrastando com o ambiente considerado familiar apresentado pela escola privada.

Através das análises dos quadros comparativos que traziam a quantidade de alunos em cada sala, tempo de duração do recreio, tipos de refeição, as instalações e equipamentos de laser, pôde-se ter vários exemplos de como as relações entre as escolas, alunos e familiares são construídas, passo a passo.

A professora da escola pública mesmo possuindo um salário melhor e tendo mais estabilidade chama a atenção para as condições de trabalho que são oferecidas na escola, onde existe o limite de espaço e a precariedade de equipamentos. Já a professora da escola privada depende das relações que estabelece com a diretora, com seus alunos e com os pais da escola, o ambiente é adequado ás necessidades dos alunos contribuindo para a criação de um “clima”

Relacionados

  • graduanda
    75170 palavras | 301 páginas