Nota o Cientifica daniel Franco
Daniel Maruqes Franco
Modulo: ONE ()
Formadora: Dinora Bravo
O que é notação científica?
----Notação científica é uma forma breve de representar números, em especial muito elevados ou muito baixos, com o auxílio de potências de base 10.
----Esses números como o próprio nome já explica é usado em notações cientificas. Por exemplo, a superfície do sol é de 6,09 × 10¹² km², ou seja , levaríamos imenso tempo a escrever este numero tão alto. Outro exemplo é a massa real de um protão que é aproximadamente, 1,6 multiplicados por dez elevado a vinte e quatro ou 0, 00000000000000000000000000167 gramas.
Qual é a história dessa forma de notação?
----A primeira tentativa conhecida de representar números demasiadamente extensos foi empreendida pelo matemático e filósofo grego Arquimedes, e descrita em sua obra O Contador de Areia, no século III a.C.. Ele desenvolveu um método de representação numérica para estimar quantos grãos de areia existiam no universo. O número estimado por ele foi de 1 X 1063 grãos.
----Foi através da notação científica que foi concebido o modelo de representação de números reais através de ponto flutuante. Essa ideia foi proposta independentemente por Leonardo Torres y Quevedo (1914), Konrad Zuse (1936) e George Robert Stibitz (1939). A codificação em ponto flutuante dos computadores atuais é basicamente uma notação científica de base dois.
O modelo nº 10*
----A notação cientifica segue um modelo simples, ela é formada por um coeficiente, também chamado de mantissa, (n) multiplicado por dez, o qual será elevado a um expoente (*) correspondente as casas decimais que foram "corridas."
Exemplo: 1000 = 1. 10³
Há um padrão*
----A definição básica de notação científica permite uma infinidade de representações para cada valor. Mas a notação científica padronizada inclui uma restrição o coeficiente deve ser maior ou igual a 1 e menor que 10. Desse modo cada número é representado de uma única maneira.
*para as notações