NIVELAMENTO GEOFRÁFICO

3223 palavras 13 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Curso Técnico em Edificações

Patologia dos revestimentos argamassados e cerâmicos
Manutenção de Edifícios
Profa DSc. Elisandra Medeiros

1 - Introdução


As patologias nos revestimentos cerâmicos podem ter origem:

Fase de projeto - quando são escolhidos materiais incompatíveis com as condições de uso, ou quando os projetistas desconsideram as interações do revestimento com outras partes do edifício (esquadrias, por exemplo)
Fase de execução - quando os assentadores não dominam a tecnologia de execução, ou quando os responsáveis pela obra não controlam corretamente o processo de produção do material.

1 - Introdução


As patologias são evidenciadas por alguns sinais que, embora muitas vezes, apareçam em alguns componentes, podem ter origem em outros componentes de revestimento.

Quando há destacamento da cerâmica, isto não significa necessariamente que o problema foi causado pela própria placa, o problema pode ter sido causado, por falta de treinamento de mão de obra, que não respeitou o tempo em aberto da massa colante!

2 – Revestimento cerâmico


Dentre as patologias dos revestimentos cerâmicos estão:


Destacamentos/desplacamento de placas



Trincas, gretamento e fissuras



Eflorescências

2.1 Destacamento


É caracterizado pela perda de aderência das placas cerâmicas do substrato, ou da argamassa colante quando as tensões surgidas no revestimento cerâmico ultrapassam a capacidade de aderência das ligações entre a placa cerâmica e argamassa colante e/ou emboço. 

Devido à probabilidade de acidentes envolvendo os usuários e os custos para seu reparo, esta patologia é considerada mais séria.

2.1 Destacamento
Sintomalogia




O primeiro sinal desta patologia é a ocorrência de um som cavo (oco) nas placas cerâmicas, ou ainda nas áreas em que se observa o estufamento das placas cerâmicas
e

Relacionados