nhknj

332 palavras 2 páginas
A alfabetização é um processo unico, que depende de cada um, cabe ao professor entender as diferenças entre os alunos e encaminha-los da melhor forma possivel.
O letramento é o grande parceiro nessa jornada, pois alfabetização e o letramento andam juntos, estam atrelados são dependentes um do outro.
O inicio da alfabetização passamos por alguns processos entre eles um dos primeiros instantes, é a etapa do pré-silabico, onde letras e desenhos misturam- se é não fazem sentido, a criança desenha e escreve sem ter consciência de conceitos de palavras escritas, produz traços tipicos da escrita de forma desordenada.
Na hipótese silabica sem valor sonoro, a criança escreve uma letra para cada silaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente, assim como o exemplo da pequena Maria de 5 anos, que foi estudada durante as analises de pesquisa da Argentina, Claudia Molinari.
Ao ser desafiada a escreve sopa, a menina produz uma escrita silabica OA, insatisfeita com a quantidade de letras ela adiciona SP no final, o resultado final foi: OASP.
Segundo Emilia Ferreiro, nesse caso, todas as letras estam juntos ali, mas em desordem(...) O que maria produz são duas escritas silabicas, juntapostas.
Na hipotese silabica com valor, a criança escreve uma letra para cada silaba, utilizando letras que correspondem ao som da silaba, as vezes utiliza vogais, as vezes consoantes e vogais.
Na hipotese silabica alfabetica, a criança hora escreve uma letra para representar a silaba, hora escreve a silaba completa, a dificuldade é mais visivel nas silabas complexas.
Na hipotese alfabetica, a criança já compreende o sistema da escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortograficas.
Isso quer dizer que os estudos aqui citados, levam a confirmação de que a apredizagem é construida aos poucos, degrau por degrau , temos que aprender a respeitar o tempo de cada um
"Na alfabetização é preciso levar em conta, as diferenças de estágio de aprendizagem de cada aluno", diz

Relacionados