Neurônios
Curso de Psicologia
Fundamentos da Neuroanatomia
Tema: Neurônios e Neuroglias
Rio de Janeiro
Data de entrega: 10 de março de 2014
Neurônios
O que são Neurônios?
São células do sistema nervoso que formam o tecido nervoso. São altamente excitáveis e se comunicam entre si ou com outras células. São responsáveis pela condução nervosa e possui a capacidade de responder aos estímulos do meio. Ele é considerado a estrutura básica tanto do cérebro quanto das demais áreas do sistema. O córtex cerebral, por exemplo, é um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neurônios densamente interligados.
O neurônio é constituído pelo corpo celular, núcleo celular, dendritos, axônios e os telodendritos. Os dendritos são responsáveis por receber as mensagens do meio externo, enquanto o axônio é responsável por transmitir os impulsos nervosos vindo do corpo celular. Já o corpo celular é denominado pericário, de onde partem os prolongamentos e que acomoda o núcleo do neurônio, os dendritos e axônios. Ao redor dos axônios dos vertebrados situa-se as células de Schawann. Elas são portadoras de uma substancia gordurosa chamada de mielina, que funciona como um isolante elétrico, aumentando a velocidade de condução do impulso nervoso. Na sinapse, região de contato dos neurônios, existe uma pequena distancia entre as células. A passagem do impulso é feita por substancias químicas, os neurotransmissores. Os neurônios podem ser apresentados de três formatos referentes a sua morfologia: multipolar(maior parte dos neurônios), bipolar e pseudo-unipolar.
Tipos de neurônios e suas respectivas funções:
a) Neurônio aferente (sensitivo):
São neurônios que transportam para o sistema nervoso central informação sensitiva proveniente da periferia (Medula Espinal). Ou seja, levam informações ao encéfalo através da medula espinal provocados no meio externo ou interno do corpo.
b) Neurônio eferente