Negocios
Quando o empreendedor decide começar seu próprio negócio muitas dúvidas surgem, principalmente no que se refere à estratégia da empresa, por isso gerenciá-las é um grande desafio. O Business Model Canvas surgiu justamente para ser uma ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou já existentes.
Maurilio Alberone, especialista em Business Model pela Osterwalder Strategy e empreendedor digital co-fundador do StartupBase e Peta5 mostrou aos participantes da Campus Party 2012 como o modelo funciona na prática e quais são os benefícios para o empreendedor.
Basicamente, o Business Model Canvas é um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios que orientam o empreendedor a conhecer o próprio rumo e traçar estratégias para alcançar seus objetivos.
Conheça o modelo e veja como usá-lo:
1. Segmento de Clientes: para quem estamos criando valor? Quem é o nosso público-alvo?
Para todos os usuários de qualquer tipo de transportes, tendo como público alvo os turistas. 2. Propostas de Valor: que valor entregamos aos nossos clientes?
Facilidade de locomoção pela cidade
Minimização de tempo
Comodidade para a população
Sugestões de lazer
Pontos turísticos 3. Canais: como alcançamos e queremos alcançar nossos clientes?
Através de parcerias com hotéis, aeroportos, pontos comerciais, pontos turísticos, empresas de transporte público, restaurantes, hospitais e comércios em geral. 4. Relacionamentos com Clientes:que tipo de relacionamento esperamos ter com nossos clientes?
Serviço de atendimento ao consumidor e sugestões para melhoria dos produtos. 5. Modelo de Receitas: por que valor os clientes estão dispostos a pagar?
Inicialmente Gratuito para o público. Divulgação dos comércios e empresas no aplicativo por um valor trimestral.
6. Principais Recursos: quais os principais recursos que