Nbr citaçâo
CIENTIFICO
EQUIPE:
CITAÇÕES EM DOCUMENTOS
NBR 10520:2002 ESTA NORMA SUBSTITUI A NBR 10520:2001 VÁLIDA A PARTIR DE 29.09.2002
OBJETIVO
ESTA NORMA ESPECIFICA AS CARACTERÍSTICAS
EXIGÍVEIS PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS.
DEFINIÇÕES
CITAÇÃO: MENÇÃO DE UMA INFORMAÇÃO EXTRAÍDA DE OUTRA FONTE. CITAÇÃO DE CITAÇÃO: CITAÇÃO DIRETA OU INDIRETA DE UM TEXTO EM QUE NÃO SE TEVE ACESSO AO ORIGINAL.
- CITAÇÃO DIRETA: TRANSCRIÇÃO TEXTUAL DE PARTE DA OBRA DO AUTOR CONSULTADO. - CITAÇÃO INDIRETA: TEXTO BASEADO NA OBRA DO AUTOR CONSULTADO.
DEFINIÇÕES
NOTAS DE REFERÊNCIA: NOTAS QUE INDICAM FONTES CONSULTADAS OU REMETEM A OUTRAS PARTES DA OBRA ONDE O ASSUNTO FOI ABORDADO. NOTAS DE RODAPÉ: INDICAÇÕES, OBSERVAÇÕES OU ADITAMENTOS AO TEXTO FEITOS PELO AUTOR, TRADUTOR OU EDITOR, PODENDO TAMBÉM APARECER NA MARGEM ESQUERDA OU DIREITA DA MANCHA GRÁFICA. NOTAS EXPLICATIVAS: NOTAS USADAS PARA COMENTÁRIOS, ESCLARECIMENTOS OU EXPLANAÇÕES, QUE NÃO POSSAM SER INCLUÍDOS NO TEXTO.
LOCALIZAÇÃO
AS CITAÇÕES PODEM APARECER:
A) NO TEXTO; B) EM NOTAS DE RODAPÉ.
REGRAS GERAIS DE
APRESENTAÇÃO
NAS CITAÇÕES, AS CHAMADAS PELO SOBRENOME DO AUTOR, PELA INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL OU TÍTULO
INCLUÍDO NA SENTENÇA DEVEM SER EM LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS E, QUANDO ESTIVEREM ENTRE PARÊNTESES, DEVEM SER EM LETRAS MAIÚSCULAS.
EXEMPLOS:
A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982). “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).
REGRAS GERAIS DE
APRESENTAÇÃO
ESPECIFICAR NO TEXTO A(S) PÁGINA(S), VOLUME(S), TOMO(S) OU SEÇÃO(ÕES) DA FONTE CONSULTADA, NAS CITAÇÕES DIRETAS. ESTE(S) DEVE(M) SEGUIR A DATA, SEPARADO(S) POR VÍRGULA E PRECEDIDO(S) PELO TERMO, QUE O(S) CARACTERIZA, DE FORMA ABREVIADA. NAS CITAÇÕES INDIRETAS, A INDICAÇÃO DA(S) PÁGINA(S) CONSULTADA(S) É OPCIONAL. EXEMPLOS:
A