Navegações espanholas
O mercantilismo foi um conjunto de teorias e práticas econômicas adotadas e desenvolvidas pelos governos europeus durante a fase do capitalismo comercial, na Idade Moderna.
Entre as características gerais do mercantilismo, destacamos: controle estatal da economia, característica básica e fundamental; balança comercial favorável; protecionismo; monopólio estatal; metalismo.
Navegações Espanholas
Ao lado de Portugal, a Espanha também se tornou uma potência. Enquanto Portugal seguia para as Índias, contornando a África, os espanhóis optaram seguir pelo Oceano Atlântico. Para isso financiaram o genovês Cristovão Colombo, que tendo o conhecimento que a terra era redonda, em 12 de outubro de 1942 chegou a um novo continente, o qual até então era desconhecido; sem saber, localizou a América Central, a qual só foi identificada como um novo continente por Américo Vespúcio anos mais tarde.
Ao identificarem o novo continente, entrando em contato com os índios, (maias, incas e astecas), havendo a exploração desses povos, devido ao interesse pelo ouro.
Os espanhóis destruíram as riquezas e a cultura dos indígenas americanos.
Desenvolvimento
Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvidas na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados- nacionais.
É possível distinguir três modelos principais: bulionismo (ou metalismo), colbertismo ou balança comercial favorável e mercantilismo comercial e marítimo.
Segundo Hunt, o mercantilismo originou-se no período em que a Europa estava a passar por uma grave escassez de ouro e prata, não tendo, portanto, dinheiro suficiente para atender ao volume