Módulo
01
Concepção do Ensino Religioso no Brasil: Sua trajetória na educação brasileira.........
03
02
Epistemologia do Ensino Religioso: O dilema epistemológico do ensino religioso.....
10
03
Matrizes Culturais e Religiosas: uma relação a ser discutida a partir das matrizes culturais religiosas brasileira.....................................................………………………
20
04
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso………………………………..
27
05
O Fazer Pedagógico experiência: Qual o tratamento metodológico dado ao Ensino religioso como área de conhecimento.………………………………………………...
37
06
Identidade do professor: aulas de E.M.R.C na arquidiocese de Évora..……………....
41
01 – Ensino religioso: Sua trajetória na educação brasileira
Os objetivos estão centrados em interpretar, em suas grandes linhas conceituais e político-ideológicas, a realidade do Ensino Religioso, no âmbito educacional brasileiro.
Metodologicamente, foram utilizados, tanto a pesquisa bibliográfica, quanto a análise documental.
O Ensino Religioso insere-se na trajetória da educação nacional, desenvolvendo-se através das relações estabelecidas entre o Estado e a Igreja Católica.
Nos três primeiros séculos da história do Brasil nos quais Império e Igreja unem-se para promover uma ação colonizadora, que desconsiderou as culturas dos africanos e indígenas, visando tanto a exploração de riquezas, quanto a propagação do Evangelho.
A obra evangelizadora e educacional no Brasil começou com a vinda dos jesuítas em 1549. Em 1550, com a criação das primeiras escolas jesuítas, o Ensino Religioso adentra na educação brasileira, que tinha como premissa básica a adesão à cultura portuguesa e aos princípios do catolicismo.
O Ensino Religioso, compreendido na Colônia, salvaguardava as verdades fundamentais da fé católica e, conforme Severino:
(...) os princípios de uma ética individualista e social fundada na