Métodos de Pesquisa em Psicologia
O planejamento de uma pesquisa científica exige do pesquisador conhecimentos acerca de uma série de fatores para que os resultados sejam confiáveis e plenamente aceitos pela comunidade. Assim, a escolha da metodologia adequada para explorar e analisar determinado fenômeno, é o primeiro passo para tal confiabilidade, sobretudo em ciências humanas, na qual a complexidade do objeto exige um elevado grau de rigor metodológico. Sabendo da necessidade que os pesquisadores experientes ou iniciantes têm de um material de consulta que lhes proporcione uma visão ampla dos métodos de pesquisa, Makilim Nunes Baptista e Dinael Corrêa de Campos organizaram o livro Metodologia de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa (2007, Editora LTC), no qual vários cientistas renomados da área de humanas, especialmente da psicologia, contribuiram de maneira significativa e acessível para o ensino e prática das ciências humanas. O trabalho é composto por 22 capítulos divididos em três partes, a saber, Ciência e Pesquisa, Métodos quantitativos e Métodos qualitativos.
No primeiro capítulo, Os dilemas do presente, Dinael Corrêa de Campos provoca o leitor com reflexões sobre o caminho percorrido pela ciência, da antiguidade até os dias atuais, explorando seus conflitos e desafios. Especialmente quanto ao conhecimento psicológico, o autor encerra o capítulo indagando sobre os rumos que a ciência, que sempre se ocupou em dar ao homem mais longevidade e bem-estar, tomará nesse século e quais as questões se encarregará de responder.
Makilim Nunes Baptista, Paulo Rogério Morais e Dinael Corrêa de Campos são os autores do segundo capítulo, denominado Iniciando uma pesquisa: dicas de planejamento e execução, e trazem suas experiências como orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, nas palavras dos autores, "os tão temidos, amados e/ou odiados TCCs" (p. 8). As dicas contidas no texto são preciosas para