Mundialização economica
1. Crescimento económico e desenvolvimento – conceitos e indicadores
Com a Revolução industrial, iniciou-se um período com grandes alterações técnicas, com a introdução da maquina, de novas fontes de energia, novas formas de produzir e de trabalhar, o que reflectiu num rápido processo de crescimento económico e de grandes alterações cientificas e técnicas.
Os dois séculos que se seguiam foram marcados pelo crescimento económico, tendo-se verificado grandes melhorias no nível de vida das populações dos países tocados pela revolução Industrial. De facto, a produtividade mundial de bens industriais aumentou 2000 vezes e o volume das trocas internacionais cerca de 100.
Acreditavam-se que para o crescimento económico bastaria aumentar a capacidade produtiva dos bens e serviços para que o desenvolvimento fosse alcançado. Com isto verificou-se um acentuar das desigualdades quer no interior dos países, quer a nível mundial.
Crescimento económico: é o aumento continuado da produção de bens e serviços numa determinada sociedade referenciada no espaço e no tempo. (reveste de uma natureza quantitativa)
Desenvolvimento: é a capacidade de uma sociedade satisfazer as necessidades da sua população e lhe permitir alcançar um nível de vida adequado. (nível qualitativo)
O conceito de desenvolvimento encontra-se associado a três princípios básicos: * O acesso de toda a população a um grau mínimo de satisfação das necessidades básicas; * Igualdade de oportunidade para toda a população independentemente do sexo, etnia, religião ou classe social; * Independência do processo de desenvolvimento, não dependendo de modelos impostos do exterior.
O crescimento económico está englobado no desenvolvimento, pois, para que as pessoas vivam melhor, é necessário que se disponha de mais bens e serviços para distribuir. No entanto, o desenvolvimento não se resume a crescimento económico, pode haver crescimento sem que se verifique desenvolvimento.
-