Motivação
A palavra motivação, deriva do latim “movere” (mover), indica um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição, ou vontade de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. Na vida prática, motivação é o resultado da interação do individuo com a situação.
Motivação relaciona-se com o que se passa dentro das pessoas ou no seu ambiente de trabalho, que lhe dá energia e sustenta o seu comportamento; as “coisas” que motivam as pessoas.
Motivação é a vontade de empregar altos níveis de esforço em direção a metas organizacionais, condicionada pela capacidade do esforço de satisfazer alguma necessidade do indivíduo.
Se desejarmos construir um mundo melhor, precisamos criar instrumentos de transformação de nossa vida, deixar o papel de espectadores e começar a mudar tudo que nos incomoda, tanto em termos individuais como coletivos. Para isso, precisamos de que?
M OTIVO O TIMISMO T ENTATIVA I NVESTIMENTO V ONTADE A ÇÃO R EALIZAÇÃO
Motivos • Internos: São os impulsos que vêm de dentro do próprio indivíduo, tanto de ordem fisiológica, quanto de ordem psicológica, tis como: sede, impulso sexual, talento, interesse e outros.
• Externos: São motivos produzidos pelo ambiente, os quais podem satisfazer uma necessidade, despertar um sentimento de interesse ou produzir o efeito de uma recompensa a ser perseguida. Exemplo: escala de progressão salarial ou mesmo algum tipo de punição.
Propriedades do comportamento motivado
A intensidade expressa à quantidade de esforço que a pessoa aplica na realização de uma atividade.
A direção é aquilo que ela escolhe para fazer, isto é, se irá empregar o seu esforço na execução de tarefas relativas ao seu trabalho ou se aplicará sua energia em