Motivação psicologia
“É a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais"
Comportamento: tudo o que um organismo faz, sente e pensa.
Processos mentais: experiências subjetivas inferidas por meio de comportamentos encobertos, ocultos ou escondidos e não diretamente observáveis: percepção, consciência, memória, linguagem, pensamento, aprendizagem, emoção, imaginação, etc.
SUBJETIVIDADE - IDENTIDADE – ESTIGMA
MITOS:
Homem natural: essência original, bom, qualidades - a sociedade o corrompe.
Homem isolado: não social, instinto gregário - desenvolve necessidade de relacionar-se com outros.
Homem abstrato: características, atributos são universais - independem das situações históricas, do tipo de sociedade e de suas relações.
O homem é o conjunto de suas relações sociais, um ser sócio-histórico.
Caracterização do ser humano
Natureza: traços físicos e mentais são ao mesmo tempo genéticos e ambientais ser específico, individual e particular
O homem aprende a ser homem: condições biológicas permitem a apropriação cultural - relações indivíduo - objetos mediadas pelas relações com os outros.
Relações sociais e as atividades do homem configuram o ser humano .
Trabalho e a utilização de instrumentos: pensar, raciocinar representação mental conceituada = consciência (construção subjetiva da realidade objetiva)
Criação e utilização da linguagem: transformação de instrumentos de trabalho (objetivo determinado); registro simbólico no sistema nervoso (consciência); denominação do mesmo (linguagem)
Compreensão do mundo ao seu redor: relacionar – conceituar o que está no mundo, ter consciência avaliar o mundo e a si mesmo (emoções, sentimentos e inconsciência)
O ser humano é um ser multideterminado
SUBJETIVIDADE
É a síntese singular e individual que cada indivíduo vai constituindo, conforme se desenvolve e vivencia as experiências da vida social e cultural.
É o mundo de ideias, significados e emoções