monografia
Este relatório técnico pretende apresentar o mapeamento das práticas de responsabilidade social da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), enfatizando o Programa de Voluntariado realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Para compreender como é realizado esse estudo, faz-se necessário apresentar brevemente o conceito de relatório técnico.
Através do Manual para Elaboração de Relatório Técnico de Estágio Supervisionado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro – Centro de Tecnologia de Euvaldo Lodi (SENAI RJ Euvaldo Lodi) (SENAI, 2008) é possível trabalhar com a idéia de que o relatório é um documento que serve para relatar os acontecimentos relevantes e os resultados das atividades desenvolvidas, associando veracidade aos fatos para consultas futuras.
De acordo com a descrição do SENAI esses
“(...) relatórios fazem uso de normas e especificações técnicas, que visam estabelecer uma padronização e zelar pela qualidade do material produzido, podendo, no entanto, serem flexibilizados de acordo com as necessidades apresentadas ou mesmo em conformidade com os ramos de aplicação”. (SENAI, 2008, p. 5).
A partir desse relatório apresentaremos uma das ações da FIEMG através do SESI, que trabalha com base no desenvolvimento de
“um amplo programa de apoio e incentivo à indústria mineira, coerente com a missão de aplicar conhecimento para o desenvolvimento sustentável da indústria, contribuindo para o aumento e fortalecimento do associativismo, constituindo-se em uma organização com foco em resultados”. (SITE FIEMG).
É pelo trabalho desenvolvido por essa organização e pela experiência profissional com o Programa de Voluntariado que esse relatório propõe refletir sobre sua atual estrutura, como é implantado e desenvolvido, visando levar conhecimento e incentivo a novas ações de voluntariado, pois todos os dias podemos fazer algo para transformar o mundo em que vivemos.