MONET PRONTO
Curso de Arquitetura e Urbanismo Estética História da Arte e Arquitetura
Noturno – 2º semestre
Tema:
MONET
´
São Paulo
2012
AMY DEMPSEY, Impressionismo
Nome do movimento dado de forma pejorativa por um crítico de arte, a partir da tela “IMPRESSÃO, SOL
NASCENTE” de Monet. Segundo o autor, o impressionismo tem caráter de esboço e uma aparente falta de acabamento. Tais características causaram reações negativas num primeiro momento por irem de encontro com a ideia de “Grande arte” promovida com ideais da Renascença. O Renascimento buscava captar o que o olho via, ao invés do que o que o artista sabia. A primeira exposição Impressionista foi em 1874, de forma independente, no estúdio do fotógrafo Félix Nadar.
Observavam o efeito da luz no ambiente e as variações climáticas. Evitavam temas históricos e heroicos, e concentravam-se no cotidiano, buscando um trabalho espontâneo, ao contrário da arte acadêmica que consideram uma arte calculada.
Segundo o autor, os temas de Monet subverteram deliberadamente os ideais clássicos. Fazia questão de retratar temas considerados de pouca importância e insistiu em retratar a experiência contemporânea.
A fotografia exerceu forte impacto nos impressionistas, assim como a pintura japonesa.
Durante toda a década de 1870 os impressionistas se preocupavam com o efeito da luz sobre as paisagens, e apesar da falta de apoio por parte da crítica de arte, os impressionistas conquistaram defensores, muitos deles importantes.
Na década de 1880 o movimento entrou em crise. Os artistas sentiram a necessidade de buscar caminhos diferentes e retratar uma gama maior de temas.