Modelo
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA
Gabriella Chaves Oliver
A importância do brincar na Educação Infantil
Monografia apresentada como prérequisito para conclusão do curso de Pedagogia, da Universidade Veiga de Almeida, orientada pelo professor José Luiz de Paiva Bello.
Rio de Janeiro – 2012
1
Dedico este trabalho à minha família, em especial a minha mãe que sempre me incentivou não me deixando desistir.
2 AGRADECIMENTOS
Na elaboração deste trabalho devo meus agradecimentos a:
À Deus por dar-me vida e saúde. Às professoras Erotides Xavier e Márcia Lins Pereira por aceitarem compor a Banca Examinadora. Ao meu mestre e orientador José Luiz de Paiva Bello pelos ensinamentos, paciência, pelo tempo que disponibilizou para me orientar com tanto carinho, compreensão, apoio e incentivo. Obrigada Bello!!! À minha família por estar ao meu lado sempre me dando força nesta jornada acadêmica.
3
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade
4 RESUMO
Este trabalho trata de um assunto primordial para a Educação Infantil - a brincadeira como proposta pedagógica. O brincar como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, emocional e cultural da criança. O papel do professor como mediador frente às atividades lúdicas, dirigidas ou livres. A pesquisa tem como ponto de partida o brincar como uma necessidade da criança para viver. Os pais em muitas situações não compreendem essa importância e julgam ser apenas passatempo. O papel da escola de promover encontros, palestras com objetivo de passar conhecimento aos pais sobre as etapas do desenvolvimento de uma criança a fim de informar e esclarecer as dúvidas. Escola e família precisam ter um relacionamento de parceria para que a educação aconteça de fato.
Palavras-chave: