modelo pré-projeto tcc
comparação estatística de performance de Banco de Dados orientado a objetos
CASCAVEL
2014
NOME DO ALUNO
comparação estatística de performance de Banco de Dados orientado a objetos
Pré-projeto apresentado ao Curso Técnico em Redes de Computadores do SENAI, como requisito parcial para disciplina de TCC sob Orientação do Prof. Fernando Carvalho.
Orientador: Prof. Fernando Carvalho
CASCAVEL
2014
1 INTRODUÇÃO
A maioria dos bancos de dados utilizados comercialmente são os modelos relacionais, mas, as linguagens de programação estão voltadas à orientação a objetos.
Os modelos de bancos de dados orientados a objetos são mais indicados para serem usados com estas linguagens de programação e, adequados para manipulação de tipos mais complexos, tarefa mais difícil no modelo relacional.
Tendo em vista esta tendência à orientação a objetos, a proposta deste trabalho é analisar Bancos de Dados Orientados a Objetos, utilizando Java, a fim de fazer uma comparação estatística de performance.
Para atender a este objetivo geral, seguem os seguintes objetivos específicos:
- Selecionar e instalar três sistemas gerenciadores de banco de dados orientado a objetos - SGBDOOs;
- Fazer o modelo lógico de um banco de dados e criar o modelo físico em cada SGBDOO a ser testado;
- Através da linguagem de programação Java, implementar procedimentos de acesso a cada banco de dados a fim de mensurar a performance em cada SGBDOO. Logo, esta pesquisa justifica-se na medida em que o uso de linguagens de programação orientadas a objeto aumenta e manipulações mais complexas em bancos de dados são mais fáceis de serem realizadas em SGBDOOs.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Os Bancos de Dados Orientados a Objeto (BDOO) surgiram em meados da década de 80, a partir dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos, sendo que o