Modelagem matemática
A pesquisa operacional é uma disciplina que se destaca na modelagem matemática, pois seus modelos são estruturados de forma lógica e objetiva claramente a determinação das melhores condições de funcionamento para os sistemas representados. Seus principais modelos chamados de programação matemática que se entende como planejamento.
As subáreas do processo de modelagem matemática são:
Programação linear- as variáveis são continuas e apresentam comportamento linear, em relação às restrições a função objetivo.
Programação não linear- algarismos eficientes podem resolver grandes problemas reais e o comportamento descentralizado de maximização de lucros fica sintonizado com a maximização do beneficio social liquido no setor econômico.
Programação inteira- se qualquer variável não puder assumir valores contínuos, ficando condicionado a assumir valores discretos.
Podemos utilizar a programação matemática para tomar decisões no gerenciamento de sistemas de grade porte, para superar os desafios surgiu à teoria da decisão que toma suas decisões através de uma abordagem sistemática, quantitativa e normativa. E procura explicar o comportamento do homem racional e visa o desenvolvimento de métodos e técnicas capazes de auxiliar os decisores a realizarem escolhas de uma forma eficiente e eficaz.
A teoria da decisão incorpora teoria de utilidade- compara os valores e riscos diferentes propiciando o conhecimento de preferências de agentes econômicos. A teoria da probabilidade lida com a incerteza ou com informações incompletas e a pesquisa operacional que desenvolve métodos e técnicas para resolução de problemas e tomada de decisão. Para a tomada de decisão os elementos são: o decisor, o objetivo, escala de valor ou preferência, soluções ou estratégias alternativas, estudo da natureza ou ambiente e resultado ou conseqüência.
O principal objetivo da tomada de decisão é a maximização da utilidade do decisor, na pratica traduzida pela