mocambique pre colonial aritaferreira 1975

33046 palavras 133 páginas
Em 1975, ano da Independência de Moçambique, o Fundo de Turismo, órgão do novo governo do país, fez publicar, para difusão internacional da imagem das nações que se livravam do jugo colonial europeu e que formavam um Estado soberano, o trabalho Pequena História de Moçambique Pré-Colonial, produzido pelo escritor moçambicano A. Rita-Ferreira.

Esse trabalho me foi entregue – como a outros jornalistas – quando de uma de minhas estadas já em Maputo, outrora Lourenço Marques, capital de Moçambique. Impossível de publicar em jornal, na época, guardei-o e cumpro a promessa antiga, divulgando-o quase trinta anos adiante, neste espaço cultural.

José Luiz Pereira da Costa, 2005

Por A. Rita Ferreira
Fundo de Turismo de Moçambique
1975, Ano da Independência

INTRODUÇÃO

Embora de diversa proveniência e qualidade, é relativamente abundante a documentação ao dispor dos estudiosos que procuram dedicar-se à historiografia de Moçambique. Mas para que possa ser convenientemente aproveitada torna-se indispensável o seu conhecimento com suficiente pormenor. Como também exige cuidadosa ponderação e infinita paciência quer a identificação dos elementos supérfluos e indignos de confiança quer a particularização das informações respeitantes aos agrupamentos étnico- linguísticos tradicionais.
O escopo e as limitações tipográficas desta pequena compilação não permitem que seja aqui incluída a numerosa bibliografia em que se baseou. Por isso sugerimos aos leitores interessados a consulta da nossa «Bibliografia Etnológica de Moçambique», embora compreenda apenas os trabalhos editados até 1954. Poderão, no entanto, encontrar referências mais modernas no final das «Memórias do Instituto de Investigação Científica de Moçambique», série C, n.— 8 e 11, respectivamente de 1.966 e 1974, onde se encontram publicadas duas monografias da nossa autoria.

Relacionados