Mitositose

1505 palavras 7 páginas
Discussão/conclusão
Nesta actividade experimental apesar de tudo ter decorrido com previsto, apenas conseguimos observar a Profase, tais como outros grupos só conseguiram observar uma ou duas fases nas suas preparações. Provavelmente a parte do esmagamento não terá sido feita da maneira mais adequada, não possibilitando assim a nossa observação. Foi necessário recorrer a preparações definitivas para observar todas as fases. A única que ainda assim não foi possível observar foi a citocinese. Mas a partir desta actividade podemos concluir que a mitose é um processo de grande importância para os vegetais, uma vez que lhes possibilita o seu crescimento e desenvolvimento.
Com as observações efectuadas podemos concluir que a mitose consiste então, na profase, metáfase, anafase e telofase. Podemos distinguir estas diferentes fases através de aspectos relevantes pertencentes aos acontecimentos de cada uma das fases:
. Quando a célula se encontrava em profase, era possível distinguir os seus cromossomas, apesar de ainda se encontrarem um pouco enrolados em si;
. Quando as células se encontrava em metafase, podia-se observar a placa equatorial formada pelos cromossomas ligados ao fuso acromático;
. Quando a célula estava em anafase, era possível observar os cromossomas na sua ascensão aos pólos da célula;
. Por fim, na telofase podemos ver a formação de dois núcleos, com a cromatina de novo dispersa, de maneira que não era possível distinguir os cromossomas.

. Objectivos
Os objectivos desta actividade experimental foram: * Realizar uma preparação de ápice radicular da cebola com carmim acético; * Observar essa preparação ao microscópio óptico composto (M.o.c); * Observar e identificar as diferentes fases do ciclo celular em que se encontravam as células; * Comparar as observações do ápice radicular da cebola a 1 e a 4cm da extremidade.
Registo de Observações Observação ao M.o.c.:

Legenda:
1 – núcleo
2- membrana celular
3 –

Relacionados