MINIATLETISMO
O Mini Atletismo é um projeto idealizado no ano de 2001 por vários países e órgãos ligados ao Atletismo Mundial (a IAAF) e é destinado a crianças. Este projeto foi desenvolvido devido as observações sobre a necessidade das crianças em praticar modalidades desportivas, adequando atividades apropriadas para a faixa etária infantil e tornando o Atletismo acessível, atraente e instrutivo.
A idade mínima necessária para se tornar um praticante é aos 7 anos. Temos, então, modalidades divididas por faixa etária. De 7 a 8 anos, as modalidades são: Revezamento de velocidade / barreiras, corrida de resistência de 8 minutos, Fórmula Um (velocidade – barreiras e corridas Slalom), saltos em agachamento para frente, corrida em escada, saltos cruzados, salto com corda, salto triplo dentro de uma área limitada, lançamento de dardo, lançamento ajoelhado e lançamento ao alvo sobre uma barreira. As atividades para crianças de 9 a 10 anos: Corrida progressiva de resistência, revezamento: barreiras e slalom, salto em distância com vara, salto em distância exato, lançamento rotacional e lançamento para trás. Atividades para 11 a 13 anos: Fórmula em curva: corrida de velocidade / barreira, Fórmula em curva: revezamento de velocidade, corridas com barreiras, corridas de resistência de 1000 metros, lançamento de dardo, lançamento de disco, salto em distância com vara sobre caixas de areia, salto em distância com corrida curta e salto triplo com corrida de aproximação curta.
Para que o sucesso desta idealização é preciso o apoio de governos, estados e municípios. O Projeto Mini Atletismo necessita ser englobado a matéria de educação física escolar, sendo encarado de maneira séria e obtendo resultado satisfatório sobre os objetivos almejados de divulgação e instrução sobre essa categoria esportiva.
BIBLIOGRAFIA
http://www.miniatletismo.com.br/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfSjgAF/mini-atletismo-guia-pratico