Micrômetro
PRÁTICA 02 – MICRÔMETRO
Aluno: Karen Arruda dos Santos Matrícula: 01630002285 Curso: Engenharia de Produção Turma: P
Professor: Daniel Gadelha
Disciplina: Dinâmica da Partícula
Fortaleza – Ceará
INTRODUÇÃO
Este relatório descreverá uma aula prática de Física Experimental, cujo assunto é a Utilização do Micrômetro.
O Micrômetro
O micrômetro ou Palmer é um instrumento para medir dimensões de objetos pequenos e tem aplicação na medida de diâmetros de fios, espessura de chapas, etc.
O micrômetro consta essencialmente de um parafuso micrométrico.
Num dos extremos do parafuso temos a espera móvel e esta, obviamente, não deverá pressionar fortemente o objeto medido. Portanto, no outro extremo existe uma catraca que é um dispositivo protetor e que também permite reprodutibilidade nas pressões aplicadas.
Sobre o tambor temos a manga que possui uma escala circular normalmente gravada com traços correspondentes a 0,01 mm. Cada volta completa da manga corresponde ao avanço ou recuo de um passo do parafuso micrométrico. Observe que no micrômetro fornecido o passo é de
0,5 mm. Se o passo da rosca é de 0,5 mm e o tambor tem 50 divisões, a resolução será 0,5 / 50 = 0.01 mm
Assim, girando o tambor, cada divisão provocará um deslocamento de 0,01 mm no fuso.
Em forma de arco temos uma peça com um dos extremos rosqueado ao tambor e com o outro extremo constituindo a espera fixa.
Figura 1 - Micrômetro
Fonte: Mitutoyo - http://www.mitutoyo.com.br/ProjetoM/PG605Pag/03-%20Micrometros%20018-069/020.pdf
O princípio de funcionamento de um micrômetro é o mesmo que o de um parafuso e uma porca. À medida que o parafuso gira, os seus fios de rosca deslizam sobre os fios de rosca da porca, causando um deslocamento. Um giro de 360° causa um deslocamento que damos o nome de passo. No micrômetro, o seu parafuso, que tem