Micrômetro
1. INTRODUÇÃO
Os micrômetros são instrumentos de medição de comprimentos vastamente utilizados na área metrológica.
Estes instrumentos foram os primeiros a atenderem o princípio de Ernest Abbé, que diz que o mensurando deve estar posicionado no eixo da escala do instrumento de medição.
2. FUNCIONAMENTO INTERNO
O micrômetro mede por meio de duas superfícies de medição, sendo que uma delas se movimenta por meio de um fuso roscado. Esta superfície é a face frontal do fuso, ou parafuso micrométrico.
Um fuso roscado possui, da mesma forma que uma escala, uma divisão contínua e uniforme, representada pelos filetes da rosca. A tomada de medida é efetuada girando o fuso na porca correspondente, obtendo-se entre estes elementos um movimento relativo de um passo para cada volta completa. Frações de passo podem ser obtidas, subdividindo-se uma volta completa em tantas partes quantas se queira.
Os erros do movimento de avanço de um fuso de medição que corresponde aos erros de divisão de uma escala dependem principalmente dos erros do passo da rosca, que geram erros progressivos e periódicos, e das características geométricas e de posicionamento das superfícies de medição e do tambor de leitura.
O ajuste do ponto zero do micrômetro deve ser efetuado para minimizar seus erros.
O valor Eo, correspondente à “linha zero” deve ser indicado para que esta possa ser traçada.
A linha zero distribui os erros globais em torno de si.
Fig. 1: Ajuste do ponto zero
A norma ISO 3611 especifica que para um micrômetro de 0 – 25 mm, Eo pode apresentar valor igual a ±2 µm.
Pode ocorrer também o erro devido ao “curso morto”, que se origina pela folga entre rosca e porca. Para que não ocorra, o movimento final do fuso deveser no mesmo sentido. 3. PARTES PRINCIPAIS DE UM MICRÔMETRO
O principal mecanismo de um micrômetro é o fuso roscado. Seu passo éde 0,5 mm geralmente, ou seja, o deslocamento longitudinal para uma volta