MHSGF

3415 palavras 14 páginas
Escola Estadual de Educação Básica Marechal Deodoro.

Daniela, Mainã e Josiara.

Ecologia Comportamental

Ensino Médio, Turma: 311.
Matéria: Biologia
Professor: Juarez

Torres/Dezembro 2013.

Escola Estadual de Educação Básica Marechal Deodoro.

Ecologia Comportamental

Torres/Dezembro 2013.

Introdução
Este trabalho é sobre a ecologia, mais concretamente a ecologia comportamental, o estudo das origens evolutivas, os animais nativos e exóticos da nossa região e seu comportamento de forma individual e populacional. E o objetivo deste trabalho é explicar a ecologia comportamental e focar mais nas espécies nativas e exóticas.
A Ecologia comportamental surgiu depois que Niko Tinbergen formulou as quatro questões de estudo do comportamento, que consistiam na causação, desenvolvimento, função e filogenia. Ecologia comportamental, ecoetologia ou etoecologia, é uma ciência que estuda o comportamento animal, considerando suas bases evolutivas e ecológicas, no qual através de experimentações busca meios de mostrar as causas evolutivas ou adaptativas dos comportamentos. A ecologia também contribui para as chances de sobrevivência de um animal, ou de um grupo de animais e para o seu sucesso reprodutivo.
O processo básico da ecologia comportamental para estudar o comportamento dos seres vivos em seu meio natural requer de um processo metodológico, de observações, além de estudos teóricos e práticos, só então se pode compreender alguns processos básicos de sobrevivência como a procura de alimento, território, até mesmo entender como funciona a organização de um determinado grupo ou comunidade de organismos.
A etoecologia é um tema que vêm ganhando cada vez mais espaço ao longo dos anos. Krebs & Davies ao publicarem a primeira edição do livro: “Ecologia comportamental: uma perspectiva evolutiva” iniciaram uma nova maneira de estudar o comportamento animal, sendo a chave principal para o

Relacionados