metodologia
EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO FORMACAO CIENTÍFICA, PROFISSIONAL E POLÍTICA
O curso superior exige mudanças no processo de ensino e aprendizagem.
Ele visa atingir três objetivos: formação de profissionais de diversas áreas, formação científica e formação de do cidadão (despertar consciência político-social no estudante).
Compromissos da educação: Cidadania, democracia e solidariedade.
A Universidade desenvolve atividades específicas: o ensino, a pesquisa (ponto básico) e a extensão. Estas se articulam entre si.
Educação – Processo mediante o qual o conhecimento se produz, se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se universaliza.
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO COMO CONSTRUCAO DO OBJETO
Conhecimento se dá como construção do objeto que se conhece. Construir o objeto significa pesquisar. Na Universidade, o conhecimento deve ser construído pela experiência ativa do estudante, tornando o ato de pesquisar elemento fundamental no processo de ensino/aprendizagem.
O que diferencia o humano de outras espécies é o conhecimento.
Na educação superior o que conta não é mais a capacidade de decorar, mas a capacidade de entender refletir e analisar os dados, fatos, e noções.
PESQUISA, ENSINO E EXTENSAO NA UNIVERSIDADE
Na Universidade a pesquisa assume uma tríplice dimensão: epistemológica, pedagógica e social.
A pesquisa precisa ser organizada no interior da Universidade. Precisa-se investir na formação dos professores, criação de programas internos de incentivo, planejamento e coordenação da pesquisa, com implantação de cursos de pós graduação e de Iniciação Científica e com elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
A pesquisa precisa ser relevante. Com identificação dos problemas da comunidade próxima, objetivando contribuir com a mesma através da extensão.
DA IMPROPRIEDADE DA UNIVERSIDADE SÓ SE DEDICAR AO ENSINO
A implantação de