metodologia cientifica
capítulo 1
Para compreender o caráter do conhecimento científico, podemos co meçar com um jogo de perguntas e respostas, como a seguir.
PERGUNTA
Podemos confiar no conhecimento científico?
Nem sempre, pois essa expressão, muitas vezes, é apenas uma etiqueta usada para dar credibilidade a uma afirmação, como as que se en contram em rótulos de produtos de limpeza e cuidados com o cabelo, pele e saúde, por exemplo.
PERGUNTA
Como saber se é apenas uma etiqueta?
Uma pista é o uso de expressões como comprovado cientificamente para nos persuadir acerca da boa qualidade de alguma coisa sem apresentar as fontes ou evidências que sustentam a alegação de cientificidade.
Nesse caso, desconfie.
Frequentemente encontramos afirmações de que certo produto garan te a cura disso ou daquilo, que foi desenvolvido cientificamente por fulano, mas que a ciência oficial e os laboratórios farmacêuticos não aprovam porque ganham dinheiro com um produto similar ou por serem conservadores.
Mais uma vez, é preciso desconfiar. É um truque antigo, em vez de mostrar o valor de algo, atacam-se os que mostram que é inócuo ou pernicioso. Outro truque antigo é fazer uma caricatura da posição dos adversários, pois assim fica mais fácil destruí-la. Essa maneira de proceder foi denominada falácia do
PERGUNTA
homem de
palha.
Certo, mas podemos recorrer ao Google, por exemplo, para encontrar as referências que faltam e verificar a validade da informação de que o tal produto foi cientificamente comprovado, não é?
Podemos, mas como saber se as afirmações encontradas são cientificamente sustentáveis? Será que esses mecanismos de busca têm filtros para selecionar a validade dos argumentos? Claro que não, nós precisamos avaliar, discernir. é preciso selecionar o que tem valor.
1 O conhecimento científico
CURIOSIDADE
Homem de palha
Atualmente, a expressão homem de palha não é muito clara, salvo se lembrarmos de que na Idade Média os cavaleiros treinavam