Mercosul
ULBRA CARAZINHO CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ULBRA CARAZINHO CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Alice Linck
Angelica
Eber Neuwald
Marlene Becker
Romaldo
DISCIPLINA: Logística Internacional
Carazinho
Setembro de 2011
Alice Linck
Angelica
Eber Neuwald
Marlene Becker
Romaldo
DISCIPLINA: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRABALHO SOBRE ADUANAS E MERCOSUL
Trabalho apresentado à Universidade Luterana do Brasil – Campus de Carazinho – por solicitação da Disciplina de Logística Internacional, tendo como Profª. Orientadora: André Rieth.
INTRODUÇÃO
Presente trabalho apresenta como foi criação do Mercosul bem como sua etapas, evolução e os países que fazem parte apresentando sua importância logística e econômica mundial. Trabalho abaixo mostra como é horários das aduanas e quais documentos são necessários para transporte podendo perceber se há sincronia entres países como tratado propõe. Apresenta conceito de aduanas, seu funcionamento, documentação e entravese despachos aduaneiros.
Criação
O Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico do América do Sul são os seguintes países : Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A aprovação da entrada da Venezuela está na dependência de aprovação do Congresso Nacional do Paraguai, pois os congressos nacionais do Brasil, Argentina e Uruguai já aprovaram a entrada da Venezuela no Mercosul.
Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.
Etapas e