Medição de roscas
1. INTRODUÇÃO 2 2. OBJETIVO 5 3. OS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO 6 3.1 MEDIÇÃO POR ARAMES 6 3.2 MEDIÇÃO POR PONTAS INTERCAMBIÁIS 7 4. MATERIAIS E MÉTODOS 8
4.1MATERIAIS 8
4.2MÉTODOS 9 5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 10 6. DISCUSSÃO 11 7. CONCLUSÃO 12 8. REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
A medição de roscas é abordada tradicionalmente em medição de roscas externas
(isto é, roscas tipo parafuso), e medição de roscas internas (tipo porca).
Apesar de terem os métodos alguns procedimentos em comum, há bastantes diferenças entre eles. Além disso, a medição de roscas internas é mais complexa e onúmero de métodos aplicáveis bastante reduzidos.
Na medição de roscas externas, dispõe-se, basicamente, de dois grupos distintosde métodos: há métodos mecânicos de medição (mais antigos) e, recentemente, quatro métodos ópticos de medição de roscas, caracterizados pelo uso de um microscópio (com vários acessórios).
Métodos Mecânicos de Medição de roscas estão sujeitos a certas limitações. Por exemplo, a medição por meios mecânicos do ângulo do perfil não é aplicável, a não serpara grandes valores de passo e com uso de máquinas de medir especiais. Já amedição do diâmetro do núcleo exigiria o uso de apalpadores de medição especiais e oresultado ficaria fortemente influenciado pelo tipo de contato destes apalpadores nofundo do perfil e pela força de medição utilizada, de modo que a confiabilidade doresultado ficaria comprometida.
Deste modo, os métodos mecânicos de medição limitam-se à verificação do diâmetro externo, do passo e, com grande importância, à verificação do diâmetro deflancos.
Figura [ 1 ]: (CIMM, 2013) Medição de Roscas.
Tipos de rosca.
As roscas de perfil triangular são fabricadas segundo três sistemas normalizados: osistema métrico ou internacional (ISO), o