MEDICAMENTOS FITOTERAPICOS trab juninho

3737 palavras 15 páginas
Bruna

TÍTULO: Resolução 91 de 16 de Março de 2004

Poços de Caldas
Ano, 2014

INTRODUÇÃO Fitoterápicos é uma classe de medicamentos largamente utilizada no país. Para seu registro e disponibilização à população, a ANVISA avalia diversos critérios de qualidade, segurança e eficácia, exigindo requisitos similares aos requeridos para os medicamentos convencionais. Este controle tem o objetivo de desvincular os fitoterápicos da idéia de serem produtos de qualidade inferior ou sem potencial de risco tóxico e também de fiscalizar as indústrias produtoras de medicamentos com o intuito de proteger e promover a saúde da população. São medicamentos obtidos empregando-se, como princípio-ativo, exclusivamente derivados de drogas vegetais. São regulamentados no Brasil como medicamentos convencionais e têm que apresentar critérios similares de qualidade, segurança e eficácia requeridos pela ANVISA para todos os medicamentos (ANVISA).

MEDICAMENTOS FITOTERAPICOS

Definição: Fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles são obtidos empregando-se exclusivamente derivados de droga vegetal (extrato,tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros). Não é objeto de registro como medicamento fitoterápico, planta medicinal ou suas partes, após processos de coleta, estabilização e secagem, podendo ser íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada (RDC 48).
Os fitoterápicos, assim como todos os medicamentos,devem oferecer garantia de qualidade, ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para a população. A eficácia e a segurança devem ser validadas através de levantamentos etnofarmacológicos, documentações tecnocientíficas em bibliografia e/ou publicações indexadas e/ou estudos farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos e clínicos. A qualidade deve ser alcançada mediante o controle das matérias-primas, do produto acabado, materiais de embalagem, formulação farmacêutica e

Relacionados