Mecânica dos Solos
ADENSAMENTO - 1
COMPRESSIBILIDADE E RECALQUES DOS SOLOS r TIPOS DE MOVIMENTO DOS TERRENOS E CAUSAS DOS RECALQUES
A correlação entre os movimentos dos terrenos e a estabilidade das estruturas a eles vinculadas é complexa. Há vários mecanismos que podem produzir movimentos do terreno e por outro lado, há muitos tipos de estruturas, cada uma com um potencial diferente para resistir ou ser danificada pelo movimento.
Algumas edificações, como as construidas em alvenaria, são excessivamente quebradiças e podem apresentar trincas e danos estruturais após deslocamentos muito pequenos das fundações. Outras são projetadas para suportar movimentos de considerável magnitude, sem sofrer qualquer prejuizo real. A configuração dos recalques e seu significado para uma estrutura depende, não somente da composição e propriedades do solo, mas também do tipo da estrutura, sua resposta ao recalques, sua interação com o solo e a função pretendida para a construção.
As condições dos solos podem variar, consideravelmente, antes, durante e após a construção.
A previsão dessas alterações representam o maior desafio para o projetista. A maioria dos prejuizos causados às construções, por movimentos das fundações, ocorrem quando surgem condições não previstas no terreno.
Existem métodos pelos quais se pode avaliar valores,razoavelmente confiáveis, dos recalques e de suas velocidade, desde que a representação admitida para as condições dos solos:
• corresponda à situação real
• persista durante a vida da construção
Portanto, é muito útil iniciar-se um estudo sobre recalques, pela consideração dos mecanismos que provocam movimentos nos terrenos e que se constituem nas causas potenciais de recalques.
São eles:
COMPACTAÇÃO
A compactação é um processo que provoca uma aproximação das partículas, que passarão a apresentar um arranjo mais denso, com a correspondente redução do volume e a expulsão do ar.
A compactação ocorre pela atuação de