mecânica dos solos e fundações
Jundiaí
2014
1) Qual a origem dos diversos tipos de solo? Quais são esses tipos?
A origem é dada pela decomposição de rochas pela ação de agentes físicos ou químicos, podendo ou não ter matéria orgânica.
Na superfície terrestre podemos encontrar vários tipos de solo tais como:
Solo argiloso: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes.
Solo Arenoso: possui grande quantidade de areia.
Solo Humoso: chamado em alguns lugares de terra preta, esse tipo de solo é bastante fértil, pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição. Solo Calcário: com pouco nutriente e grande quantidade de partículas rochosas em sua composição
2) Sob o aspecto da constituição mineralógica, oque podemos encontrar nas rochas que dão origem aos solos?
Podemos encontrar quartzo, feldspatos, micas, argilominerais, e os mais conhecidos no nosso dia a dia que são o ouro, prata, platina e ferro.
3) Apresente os objetivos e a aplicação da ABNT/ NBR 6502.
Esta norma define os termos relativos aos materiais da crosta terrestre, rochas e solos, para fins de engenharia geotécnica de fundações e obras de terra.
A sua aplicação é necessária para estudar o solo e as rochas para que se possa construir uma edificação com segurança.
4) Apresente os objetivos e a aplicação da ABNT/NBR 7181.
Esta norma prescreve o método para análise granulométrica de solos, realizada por peneiramento ou por uma combinação de sedimentação e peneiramento. Ela se aplica para selecionar os tipos necessários de peneiras de ensaio granulométrico, especificação dos grãos do solo, para caracterização e classificação do material coletado.
5) Apresente os objetivos e a aplicação da ABNT/NBR 7250.
Esta norma fixa as condições exigíveis para a identificação e formulação de nomenclatura descritiva de amostras de solos obtidas em sondagens de
simples