mecatronica
L
A UU AL A
20
Representações
especiais
V
ocê já sabe que há casos em que a projeção ortográfica normal não permite a interpretação satisfatória de todos os elementos da peça. Por isso, você aprendeu a interpretar vistas auxiliares e projeção rotação, com rotação que são tipos especiais de projeção ortográfica. Mas, às vezes, dependendo das características da peça, nem as vistas auxiliares, nem a projeção com rotação permitem mostrar com clareza todos os elementos que se quer analisar. Veja a peça abaixo, por exemplo.
Nas vistas ortográficas normais alguns elementos, além de estarem representados pela linha para arestas e contornos não visíveis, aparecem deformados, dificultando a interpretação da peça.
A face oblíqua está ligada à base por uma nervura, e isto dificulta a representação da vista auxiliar. Neste caso, a forma mais simples de reproduzir todos os elementos importantes da peça é recorrendo a um outro tipo especial de projeção ortográfica: as vistas especiais especiais. Nesta aula, você aprenderá a interpretar, além das vistas especiais, as vistas parciais. localizadas e as vistas parciais
20
Introdução
A U L A
Vista especial
20
Observe a peça representada em perspectiva, a seguir.
Nossa aula
As faces desta peça são paralelas aos planos de projeção. Apesar disso, a interpretação de seus elementos em projeção ortográfica normal fica bastante prejudicada. Veja.
Para facilitar a representação e interpretação de peças como esta, recorremos a um outro tipo especial de projeção ortográfica: imaginamos o observador numa posição que lhe permita ver diretamente os elementos a serem representados.
Vamos chamar de A a posição da qual o observador vê a parte lateral direita.
Acompanhe, na ilustração, a projeção desta parte no plano lateral direito.
Neste caso, os elementos da parte lateral direita, visíveis ao observador, são representados no plano lateral direito pela linha para arestas e