mecanica dos solos
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
ENSAIO DE LABORATÓRIO
IDENTIFICAÇÃO VISUAL E TÁCTIL
MANAUS-AM
2014
INTRODUÇÃO
O solo é um material heterogêneo, pela falta de não haver ocorrência de processo de controle em sua formação.
Para afirmar os tipos de solos e suas características é necessário a utilização de testes, que se dividem em quatro etapas: Visual e tàctil, plasticidade, dispersão na água e resistência a seco. Os ensaios em laboratório apresentam vantagem e desvantagem, uma vez que o resultado leva em consideração a estrutura do solo, o que se torna desvantajoso devido a dimensão do mesmo a ser analisado em laboratório.
A vantagem é perceptível na questão econômica, como exemplo o procedimento visual e táctil, que não necessita da utilização de equipamentos, mas sim de recursos básicos, porém muito eficaz.
É de suma importância a apresentação de informações geológicas utilizados, assim como a presença de substâncias diferentes se for o caso.
FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Os ensaios foram realizados em laboratórios e os solos analisados foram os seguintes:
Areias: São ásperas ao tato, apresentam partículas facilmente identificadas ao tato e visão, possui pouca resistência. Ficou percebido também no teste de dispersão da água o seu rápido assento, a sua falta de elasticidade também nos permite a confirmação exata do solo.
Argila: Apresenta uma grande resistência e uma baixa desagregação, quando disperso na agua tem um lento assentamento, é um material facilmente moldável e no teste de sujar as mãos dificulta o desprendimento das mãos.
Silte: E mais perceptível ao tato, e também e mais difícil de identificar pois tem muita semelhança com os solos anteriores, já que ele também apresenta grande resistência e rápida desagregação, a característica que mais o destaca de ambas é a suavidade, que lembra o “ talco”, portanto esse precisa passar rigorosamente