Max Weber
Max Weber
Sociólogo, historiador, economista e jurista
Professor de economia, sociologia da
religião, história da economia e história das doutrinas religiosas
Principais obras: “A ética protestante e o espírito do capitalismo” e “Economia e
Sociedade”
Max Weber
O ponto de partida de toda a sociologia weberiana reside no conceito de “ação social”
O que é ação social?
- É toda ação que ocorre quando um indivíduo leva os outros em consideração no momento de tomar uma atitude, de praticar uma ação.
Max Weber
Ex: ação de ir a escola
Agir em sociedade implica em algum grau de
racionalidade por parte de quem age e implica no fato de que esta racionalidade de cada indivíduo sempre está referida aos outros indivíduos que os cercam.
4 tipos de ação social:
1) Ação racional com relação a um objetivo: o ator da ação concebe claramente seus objetivos e combina os meios disponíveis para atingi-lo.
Max Weber
2) Ação racional com relação a um valor: o ator age racionalmente não para atingir um objetivo ou fim, mas para permanecer fiel aos seus valores e princípios.
3) Ação afetiva (ou emocional ou irracional): é a ação ditada imediatamente pelo estado de consciência ou humor do sujeito. A ação é definida por uma reação emocional do ator e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valores.
Max Weber
4) Ação tradicional (ou racional com relação ao regular): é a ação ditada pelos hábitos, costumes e crenças. Para agir de conformidade com a tradição, o ator não precisa conceber um objetivo, ou um valor, nem ser impelido por uma emoção; obedece simplesmente a reflexos enraizados por longa prática.
Weber diz que o comportamento é ação social.
Por isso chama-se Sociologia Compreensiva: análise dos comportamentos movidos pela racionalidade dos sujeitos com relação aos outros.
Max Weber
Ao contrário de Marx, para quem o
pensamento devia servir para a ação revolucionária, isto é, de transformação da sociedade, Weber defendia que o trabalho
intelectual