max weber
Além de criticar os pressupostos do positivismo (fornecendo para a sociologia novas bases epistemológicas e metodológicas), Weber realizou um cuidadoso estudo das religiões mundiais, mostrando que a marca fundamental da modernidade é a racionalização da cultura e da sociedade. Para Weber, a razão humana, na versão encarnada pela economia capitalista e na burocracia do Estado, é uma força que, ao mesmo tempo em que “desencanta” o mundo, invade todas as esferas da vida humana, ocasionando a perda da liberdade e do sentido da vida.
|VIDA E OBRAS |
O sociólogo alemão Max Weber, nasceu em Erfurt, em 21 de abril de 1864. Filho de um advogado, Weber realizou seus estudos em Heidelberg, a partir do ano de 1882. Embora tivesse seguido a carreira jurídica, também estudava filosofia, teologia, história e economia. Em 1889, ele terminou seus estudos, tendo obtido o doutorado em direito no ano de 1891.
Terminada a fase de estudos, Weber passa a se dedicar a docência universitária. Foi professor de direito em Berlim (1891-1893), de economia política em Friburgo (1895) e, finalmente, também de economia política em Heidelberg (1896).
No ano de 1897, Weber foi acometido de uma crise nervosa, que durou até 1902. Somente neste ano, ele vai retomando, aos poucos, seu trabalho. Em 1903, ajuda a fundar o “ Arquivo para a ciência social e a ciência política”, que se tornou uma das principais revistas de ciência sociais. Em 1904, Weber fará uma