Matérias de Construção
É uma material de larga aplicação na construção civil, obtido pela composição de cimento, agragados e água, podendo conter aditivos que também influenciam no seu desepenho. A proporção de seua componentes )dossagem e traço) deve atender ás condições requiridas de resintência, trabalhabilidade e durabilidade, que são propriedades fundamentais do concreto. A resistencia fornece normalmente uma indicação geral de sua qualidade por estar diretamente relacionada com a estrutura de pasta de cimento endurecida.
Produção do concreto:
A produção do concreto requer a obtenção de uma mistura homogênea, na qual a pasta de cimento deve necessariamente envolver os grãos de areia e brita. A falta de homogeneidade acarreta um sensivel decrésimo da resistencia mêcanica e da durabilidade.
Sua produção pode ser feita manual ou mecanica. A produção mecanica é feita em betoneiras e o tempo de fabricação é varialvel, sendo determinado pelo homogeneização do concreto. As betoneiras utilizadas têm a capacidade de 180 a 580 litros.
Já na produção manual é indicados para pequenas obras, não se permitindo realizar, de uma so vez, um volume de concreto com uma quantidade de cimento maior que 50kg, o que ocorre um saco de cimento para cada traço.
Tipos de concretos:
Concreto convencional - Utilizado na maioria das obras civis, deve ser lançado nas fôrmas por método convencional (carrinhos de mão, gericas, gruas, etc ). O concreto convencional é de consistência seca e a sua resistência varia de 5,0 em 5,0MPa, a partir de 10,0 até 40,0MPa. É aplicado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas. As vantagens são: aumento da durabilidade e qualidade final da obra, redução dos custos da obra e redução no tempo de execução.
Concreto de Alto Desempenho - Normalmente elaborado com adições minerais tipo sílica ativa e metacaulim e aditivos superplastificantes. Os concretos assim obtidos possuem excelentes propriedades. É aplicado em obras civis especiais,