Matematica no sec. xv
A Matemática na Europa, de 500 a 1600.
Acadêmico (a): Ana Carolina S. Ferreira Talisson Fernando Leiria
A Baixa Idade Média * Da metade do século V até o século XI é conhecido como Baixa Idade Média. * Os romanos nunca tiveram a tendência para a matemática abstrata, somente para os aspectos práticos da matemática. * Durante meio milênio da Baixa Idade Média, muita pouca matemática se fez, exceto a criação do calendário cristão. * Algumas pessoas merecem destaque na história da matemática durante esse período, são eles: Boécio, Beda, Alcuíno e Gerbert.
Boécio
* Anício Mânlio Torquato Severino Boécio (475 – 524) teve grande influência na história da matemática devido aos seus livros de Geometria e Aritmética. * A geometria de Boécio se resume nos enunciados das proposições do Livro I e em algumas outras proposições escolhidas dos Livros III e IV dos Elementos de Euclides. * A aritmética de Boécio se baseava na de Nicômaco (grego). Com esses trabalhos e sua obra filosófica, Boécio tornou-se o fundador da escolástica medieval. * Foi proclamado mártir da Igreja.
Beda, O Venerável * Beda (673–735), (mais tarde conhecido como o qualificativo de Venerável), foi um dos maiores eruditos da Igreja e em muitas de suas obras inclui assuntos de matemática, merecendo destaque um tratado que fala sobre o calendário e um outro que aborda a contagem com os dedos.
Alcuíno de York * Alcuíno de York (735-804), escreveu sobre muitos tópicos matemáticos e consta ainda que ele tem uma coleção de problemas em forma de quebra cabeças.
Gerbert
* Gerbert de Aurillac (950 – 1003), nasceu em Auvergne, na França. Foi um dos primeiros cristãos a estudar nas escolas muçulmanas e há indícios de que ao retornar para Europa tenha introduzido os numerais indo-arábicos. * A ele é atribuído a construção de ábacos, globos terrestres e celestes, um relógio e talvez um órgão. *