Maslow
a29
j
(
Figura 13.1. Os principais expoentes da Teoria Comportamental da Administração.
f
I
f
t
J
t
administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e mecanística dos autores clássicos.
4. Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa. 3
Também com relação à Teoria da Burocracia, a Teoria Comportamental mostra-se muito crítica, principalmente no que se refere ao
"modelo de máquina" que aquela adota para representar a organização. 4
5. Em 1947, surge um livro que marca o início da
Teoria Comportamental na administração: O
Comportamento Administrativo de Herbert A.
Simon. 5 O livro constitui um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação - com os devidos reparos e correções - das principais idéias da Teoria das Relações Humanas. O livro constitui o início da Teoria das Decisões.
A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total de conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorismo na Administração não somente reescalona as abordagens anteriores como amplia seu conteúdo e diversifica sua natureza.
Novas Proposições sobre a Motivação Humana
Para explicar o comportamento organizacional, a
Teoria Comportamental fundamenta-se no com-
portamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Assim, um dos temas fundamentais da Teoria Comportamental da Administração é a motivação humana, campo no qual a teoria administrativa recebeu volumosa contribuição. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
Hierarquia das