marketing
Oportunidades e ameaças referem-se ao impacto que poderá ser produzido sobre a empresa pela ocorrência de eventos do macroambiente e do ambiente competitivo, tais como crescimento da inflação, das taxas de juros, mudanças de padrões sociais, aumento da longevidade, entrada de novos concorrentes, etc.
Por serem de natureza externa à empresa, não podem ser modificados por ela, mas aproveitados ou evitados. Devem ser identificados e trabalhados pela empresa, pelo potencial de impacto que possuem. Por suas características, variam ao longo do tempo, entre negócios, regiões geográficas, natureza da propriedade, etc.
As oportunidades podem ser classificadas quanto à capacidade de atração e probabilidades de sucesso que a empresa pode ter em dado evento. Ao contrário, as ameaças representam um desafio imposto por um evento, uma tendência desfavorável ou por um desdobramento do ambiente com força para provocar, na ausência de uma ação específica, o enfraquecimento da posição competitiva da empresa ou do próprio ramo de negócio.
Identificando oportunidades e ameaças
Na língua chinesa, o ideograma correspondente à palavra crise é escrita pela junção de ideogramas que expressam as palavras perigo e oportunidade. Refere-se a um momento de grande expectativa que prenuncia a realização de um trabalho organizado.
Figura 1: Ideograma chinês da palavra CRISE.
Fonte
FARIA, Alexandre. Oportunidades e ameaças. Rio de Janeiro: FGV Online, 2008. pmdmaspodas dasd asd as d as d as d as d as d as da s da sdasd as das
dsa
dsa f fds f sd f sd f sdfsd
fsd
fsd