Marketing social
Marketing 1.0: centrado no produto -> Modelo T
Marketing 2.0: orientado para o cliente -> Era da informação
Marketing 3.0: orientado para plenitude do cliente -> Era da sustentabilidade
- CONCEITO:
Marketing de causa social propõe o conhecimento de 3 vetores para construção de uma estratégia: os lucros da organização, a satisfação do cliente e o interesse público, por meio da responsabilidade social empresarial, que nada mais é que o compromisso que a empressa deve assumir com a sociedade que atua. (Luiz Cláudio Zenoni, Marketing Social).
É portanto, uma relação bilateral. Por parte da empresa gera aumento do número de vendas de seus produtos ou serviço e capitalização da imagem, levando a respectiva valorização da marca. Já por parte da sociedade, a realização de projetos que visam a melhoria da mesma como um todo.
O Marketing 3.0 é voltado para os valores. Procura fazer do mundo um lugar do melhor, e vêem o cliente como um ser humano pleno com coração, mente e espírito. O impacto da tecnologia e a globalização molda as novas atitudes do consumidor. Nele, a lucratividade tem como contrapeso a responsabilidade corporativa.
- DESENVOLVIMENTO:
"No estágio 3.0, o marketing deve ser redefinido como um triângulo harmonioso entre marca, posicionamento e diferenciação ". Para completa-lo, é necessário introduzir os 3Is: identidade, integridade e imagem da marca.
1) Integridade da Marca: "Concretização do que se alegou a respeito do posicionamento e da diferenciação da marca. Tem a ver com ser verossímil, cumprir sua promessas e conquistar a confiança dos consumidores."
2) Identidade da Marca: "Posicionamento na mente do consumidor."
3) Imagem da Marca: "Conquistar as emoções do consumidor."
Juntamente com os 3Is, temos o posicionamento, a diferenciação e a marca, já estabelecidos. "O posicionamento fará a mente considerar uma decisão de compra. A marca exige diferenciação autêntica para que o espírito humano confirme a