Marketing de serviços
Conceito e definições
Marketing de serviços pode ser definido como um conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores, ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade.
Podemos também definir de marketing de serviços como as atividades operacionais destinadas a investigar, obter e servir a demanda por assistência profissional, objetivando a investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, apreços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais.
Serviço é um ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não resulte posse de nenhum bem. Sua execução pode ou não estar ligada ao dinheiro. Toda oferta de serviços devem sempre partir da demanda e sua compatibilização com os recursos do profissional que vai prestar os mesmos. O marketing, sem influir nos aspectos técnicos e científicos da área indica como atingir o mercado e esquematizar a oferta de serviços.
Vivemos em uma economia de serviços. As estatísticas variam um pouco, mas de modo geral é possível atribuir 70% de toda a riqueza mundial ao setor de serviços. No brasil segundo o IBGE , mais da metade do PIB nacional é serviço e esse número tende a aumentar. Do ponto de vista do emprego, o panorama dos serviços é bastante favorável, setor empregador, de mão-de-obra intensiva, há trabalho em serviços para praticamente todas as faixas de escolaridade e renda. Custa menos a criação de um emprego em serviços do que a criação de um emprego na indústria. Enquanto a indústria tende a automação, à especialização do trabalho, reduzindo a participação humana, o setor de serviços não consegue facilmente prescindir do elemento humano.
Na verdade para grande parte