Marketing 3.0
O diferencial do Marketing 3.0 é apresentar ao consumidor a marca de uma maneira diferente, com missões, valores e visões preocupadas em oferecer soluções para os problemas da sociedade.
A marca pode ter uma identidade clara na mente dos consumidores, mas não necessariamente boa. O posicionamento é uma mera alegação que alerta os consumidores para serem cautelosos a respeito de uma marca não autêntica.
A diferenciação é o DNA da marca que reflete sua verdadeira integridade. É uma prova sólida de que a marca concretiza suas promessas.
A S.C. Johnson & Son, por exemplo, incorpora o compromisso com a sustentabilidade social e ambiental na missão, na visão e nos valores da empresa. Com a missão de “contribuir para o bem-estar da comunidade, bem como sustentar e proteger o meio ambiente”, a S.C. Johnson & Son satisfaz os consumidores, oferecendo realizar.
Empresas que praticam a “comunicação de coração para coração”, estão enxergando que o consumidor é muito mais de que um simples comprador e o valorizam só tendem a crescer e ganhar espaço no mercado.
O marketing 3.0 é moldado por três grandes forças, são elas:
1 – A Era da Participação e do Marketing Colaborativo:
Se dá pelo avanço tecnológico, no caso do Marketing 3.0 a ascensão das mídias sociais como blogs, twitter, youtube, facebook, Wikipédia, rotten tomatoes e craigslist. Através destas mídias é possível compartilhar notícias, opiniões e idéias, seja sobre vida pessoal ou até mesmo sobre empresas e produtos. Podemos usar como exemplo a IBM que estimula seus funcionários a criar blogs específicos nos quais podem falar livremente sobre a empresa.
É necessário desenvolver o que ele chama de “communitization”. Integrar-se às redes