marcialeandro portfolio 1 estagio em ensino da linguagem oral e da linguagem escrita
543 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFCUNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS
TUTOR (A): ANA EDILZA AQUINO DE SOUSA
DISCIPLINA: ESTÁGIO EM ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E DA LINGUAGEM ESCRITA
SEMESTRE: 8º
ALUNO: MÁRCIA DO NASCIMENTO LEANDRO
POLO: BARBALHA
DATA: 20/08/2015
Atividade de portfólio I
Leia o artigo Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem e, em seguida, responda as questões abaixo no portfólio da aula 1:
1. O que é gênero do discurso?
R- Ao produzirmos um texto independente da situação ou contexto, porem com o objetivo especifico, ou de expressar sua opinião ou de defender um ponto de vista sobre qualquer assunto, estamos construindo um texto baseado e organizado em cima de argumentos. Ao relatarmos fatos reais ou de ficção, podemos optar por construirmos um texto que apresente em sua estrutura: fatos, pessoas, personagens envolvidos etc. Se a intenção é transmitir conhecimentos, o locutor deve construir um texto que exponha os saberes de forma eficiente. Sendo assim ao interagimos com outras pessoas através da linguagem, seja ela oral ou escrita, estamos criando certos tipos de textos que se repetem com poucas variações no conteúdo, no tipo de linguagem e na estrutura. Esses tipos de texto constituem os chamados gêneros do discurso ou gêneros textuais que foram historicamente criados pelo homem com o objetivo de atender a determinadas necessidades de interação verbal.
2. Como trabalhar o gênero na sala de aula?
Para trabalhar com gêneros nas aulas, deve-se ter atenção às razões de sua escolha, às características e às funções do tipo selecionado. Isso é essencial para elaborar bons planos de aula e para que esses resultem em relatos de experiência excelentes. O professor deve incentivar os s alunos de maneira criativa a prática da leitura, das pesquisas, organizar entrevistas, avaliar e comparar textos, a partir de então,o enfrentar o desafio de escrevê-los. Muito mais que incentivar