Maquiavel o principe
UNIVERSIDADE PAULISTA
Felipe Chizzoline Parada Reis
MAQUIAVEL
O PRÍNCIPE
Assis
2011
Felipe Chizzoline Parada Reis
MAQUIAVEL O PRÍNCIPE
ASSIS
2011
Sumário
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Considerações finais 8
Introdução
O livro, Maquiavel o Príncipe, aborda em seu conteúdo orientações de como os príncipes deveriam fazer para conquistar e se manter no poder (Manual de política).
De maneira que, para isso ele elaborou o livro em capítulos, contando em partes como um príncipe deveria se comportar diante de muitas ocasiões do cotidiano. O autor retratou no livro que um príncipe não deveria medir esforços, nem hesitar, mesmo diante da crueldade ou da trapaça, principalmente quando a integridade nacional e o bem do seu povo estavam em jogo.
Desenvolvimento
Para o melhor desenvolvimento colocarei, em capítulos minhas argumentações sobre o livro, Maquiavel O Príncipe.
I. “De quantas espécies são os principados,e de que modo se adquirem”: Apresenta dois tipos de principados o hereditário e o adquirido, e aponta quais são as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude e outra pela fortuna.
II. “Os principados Hereditários”: Afirma que o principado hereditário é o mais difícil de ser conquistado, e mais fácil de manter o poder, pois o povo esta acostumado a ser dominado pelos seus governantes
.
III. “Dos principados mistos”: Apresenta qual o método que o soberano deve fazer para conquistar o Estado. A primeira ação que o príncipe deve tomar é eliminar a linhagem do principado anterior, e a segunda não mudar o costume do povo conquistado e a terceira ação o soberano deve fixar sua resistência no local conquistado, além do conquistador deve se afastar dos poderosos, pois estes podem conspirar futuramente contra o governante.
IV. “Por que razão o reino de Dario, conquistado por Alexandre, não se rebelou contra os sucessores deste”: