Mapa de riscos
Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)
2 – RISCOS AMBIENTAIS São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos, além dos riscos ergonômicos e riscos de acidentes, existentes nos locais de trabalho e que venham causar danos à saúde dos trabalhadores.
2.1 – RISCOS FÍSICOS * Ruídos, vibrações, radiação ionizante (raio-x, alfa, gama), radiação não-ionizante (radiação do sol, radiação de solda), temperatura extremas (frio, calor), pressões anormais e umidade.
2.1.1 – Definição dos Riscos Físicos
Ruído – é definido como um som indesejado, produto das atividades diárias da comunidade. O som representa as vibrações mecânicas da matéria através do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras.
Vibração – é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, do tipo senoidal ou irregular quando não segue um padrão determinado. Radiação Ionizante – são emissões de energia em diversos níveis, desde a fixa do visível, passando pelo ultravioleta, raio-x, raio gama e partículas alfa e beta, capazes de contatos de elétrons de um átomo, retirando-as, provocando a ionização dos mesmos. A ionização ocorre quando existe um desequilíbrio eletrônico dentro do átomo, e esse é originado quando o número de prótons (+) se torna diferente do número de elétrons (-), transformando átomos em íons.
Radiação Não-ionizante – ao contrário do anterior não tem poder de ionização, apenas pode ativar todo o conjunto de