Manufatura Enxuta
Resumo
Com um mercado competitivo as empresas buscam cada vez mais ferramentas que possibilitem vantagens nos sistemas produtivos. Desta forma, a filosofia Lean Manufacturing ou produção enxuta vem sendo utilizada de forma consistente. A manufatura enxuta constitui em um conjunto de técnicas de chão de fábrica, referenciadas do Sistema Toyota de Produção que tem como objetivo a eliminação dos desperdícios produtivos. Este trabalho teve como principal objetivo analisar o setor produtivo de uma empresa do setor automobilístico. Para tanto se utilizou de uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso. Como resultado observou-se que a aplicação das ferramentas Lean proporcionaram ganhos de produtividade para empresa.
Palavras Chave: Manufatura. Enxuta. Lean. Qualidade. Kanban.
Introdução
O sistema de produção enxuta (lean), originário do Sistema Toyota de Produção, tem como proposta ser um sistema sócio-técnico integrado, cujo principal objetivo é eliminar desperdício pela constante redução ou minimização de consumidores, fornecedores e variabilidade interna (SHAH e WARD, 2007).
Qualquer empresa possui uma função produção para produzir seus bens ou serviços, ou um misto entre esses dois componentes. “A função produção é central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão de sua existência” (SLACK, 1999, p. 29).
A manufatura enxuta é composta por um conjunto de recomendações e princípios que as empresas industriais devem seguir com o intuito de se tornarem mais enxutas e ágeis. Além da redução de custos, a adoção da manufatura enxuta resulta em flexibilidade do sistema para adaptar-se as variações da demanda, com rápido atendimento aos clientes decorrente da redução do lead time, bem como na produção de produtos confiáveis de qualidade. Uma vez que estes requisitos (custo, qualidade, flexibilidade e desempenho de entrega) são os critérios competitivos qualificadores no mercado