Manual Do Mestre
Manual Do Mestre
São Paulo
E d i t o r a A t l a s
2001
Manual de Sociologia: dos Clássicos à Sociedade da Informação
Delson Ferreira
Manual do Mestre
Objetivo principal deste livro-texto: oferecer ao professor e ao estudante um instrumental teórico básico de sociologia que permita a ambos lidarem com os seus conceitos centrais e discuti-los para além da mera reprodução dos seus paradigmas e conteúdos.
Finalidade: instigar o trabalho crítico e reflexivo, tanto em sala de aula quanto na atividade de leitura complementar. Propiciar a professores e alunos o questionamento acerca do conhecimento produzido pelas diversas escolas de pensamento sociológico que são apresentadas, abrindo a possibilidade do exercício da crítica, a ser realizada à luz das questões e dilemas colocados pela realidade social atual.
Diferencial que essa obra oferece: apresentação do conteúdo conceitual que define o conjunto da reflexão sociológica – dos seus clássicos fundadores aos estudos e controvérsias atuais sobre a sociedade da informação. Oferecer ao leitor-aluno, além deste aparato teórico, a possibilidade de, por meio da leitura e do estudo sistemático, problematizar criticamente a sociedade que vivemos.
Conteúdo: resumos, de todos os capítulos, destinados ao trabalho de preparação e condução de aulas e seminários.
Parte I: Introdução à sociologia. Capítulo 1. Introdução à questão da produção social e cultural do conhecimento, definindo‑o como construção historicamente condicionada e discutindo suas diversas modalidades.
Característica fundamental da condição humana: é a capacidade de conhecer, de construir compreensão sobre os meios e processos necessários para a organização e a facilitação do ato de viver. O conhecimento, produto da atividade consciente do pensamento, estabelece a natureza social do ser humano e o condiciona à sua história e à sua cultura.
A capacidade de conhecer desenvolveu a